Projetos do iABCD

Todos Entendem

Conteúdo com informações sobre dislexia e transtornos de aprendizagem para pais e familiares.


Fichas de Atividade

Materiais gratuitos para ajudar crianças no processo de alfabetização. As atividades auxiliam o desenvolvimento de habilidades básicas para a aprendizagem da leitura, escrita e matemática.


Mapa da Dislexia

Aqui você pode encontrar Centros de Avaliação e Atendimento, clínicas, escolas e especialistas perto de você. Além disso, é possível encontrar outras famílias e pessoas com dislexia para dividir experiências e trocar informações. Cadastre-se em nosso mapa e faça parte de nossa rede!


Guia de Boas Práticas

Orientações para especialistas, clínicas e unidades de atendimento na estruturação de centros de avaliação e/ou intervenção voltados a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem.


Projetos Parceiros

Centros de Referência

Para fomentar a produção, a disseminação e o intercâmbio de conhecimentos sobre dislexia, o Instituto ABCD desenvolveu o projeto Centros de Referência em parceria técnico-científica com universidades públicas e privadas e organizações sociais. Algumas dessas instituições receberam incentivo financeiro do iABCD para estruturare seu serviço e se dedicar à produção de conhecimento e à assistência de crianças, adolescentes e adultos com transtornos específicos de aprendizagem.


Semana da Dislexia

Movimento para a disseminação e conscientização da dislexia.


Guia Desenvolvendo a Autoestima

16 dicas de como o professor pode trabalhar a autoestima de crianças com transtornos de aprendizagem em sala de aula.


Brincando com a Linguagem

Livros para pais e professores sobre o desenvolvimento da linguagem e a alfabetização. O conteúdo é dividido em dois livros e aborda desde o início do desenvolvimento da linguagem oral até a aquisição da fluência e compreensão leitora.


Projeto pela Primeira infância

Conteúdo que reúne conhecimentos das áreas de neurociência, educação e saúde sobre o desenvolvimento de crianças de zero a 6 anos.