A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem. É considerada um transtorno específico da aprendizagem porque seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico de estudantes, sem que haja outra alteração (neurológica, sensorial ou motora) que justifique as dificuldades observadas.

A palavra “dislexia” é comumente utilizada para se referir ao transtorno específico da aprendizagem com prejuízos nas habilidades de leitura e escrita. Características comuns da dislexia incluem dificuldades no reconhecimento preciso e fluente de palavras, na decodificação e na ortografia.

Há diferentes graus de dislexia, descritos como leve, moderado e severo. O grau de dislexia baseia-se, em geral, na severidade das dificuldades apresentadas pelo indivíduo.

Sintomas que podem estar presentes:
fala dislexia

Na linguagem oral:

  • Atraso no desenvolvimento da fala;
  • Problemas para formar palavras de forma correta, como trocar a ordem dos sons (popica em vez de pipoca) e confundir palavras semelhantes (umidade / humanidade);
  • Erros de pronúncia, incluindo trocas, omissões, substituições, adições e misturas de fonemas;
  • Dificuldade para nomear letras, números e cores;
  • Dificuldade em atividades de aliteração e rima;
  • Dificuldade para se expressar de forma clara.
leitura dislexia

Na leitura:

  • Dificuldade para decodificar palavras;
  • Erros no reconhecimento de palavras, mesmo as mais frequentes;
  • Leitura oral devagar e incorreta. Pouca fluência, com inadequações de ritmo e entonação, em relação ao esperado para a idade e a escolaridade;
  • Compreensão de texto prejudicada como consequência da dificuldade de decodificação;
  • Vocabulário reduzido.
escrita dislexia

Na escrita:

  • Erros de soletração e ortografia, mesmo nas palavras mais frequentes;
  • Omissões, substituições e inversões de letras e/ou sílabas;
  • Dificuldade na produção textual, com velocidade abaixo do esperado para a idade e a escolaridade.

Praça da Dislexia

Se você é pai, mãe, educador, especialista, disléxico ou simplesmente alguém interessado em aprender sobre a dislexia, venha para a Praça da Dislexia: uma comunidade virtual onde são compartilhadas informações, dúvidas e experiências com o objetivo de criar uma rede de apoio e facilitar a compreensão sobre a dislexia. Faça parte dessa conversa!

Fatores de risco e proteção

Segundo Hugh Catts, por muitos anos, defendeu-se que a dislexia seria causada por um único déficit subjacente, mais especificamente um problema no processamento fonológico. Dificuldades para armazenar, recuperar e/ou refletir sobre os sons da língua gerariam problemas para as crianças aprenderem a organizar as letras em sons de palavras. Embora as pesquisas mais recentes mostrem que nem todas as crianças com dislexia tenham dificuldades fonológicas e que nem todas as crianças com dificuldades fonológicas tenham dislexia, isso resultou em modelos multifatoriais das causas da dislexia, que defendem que múltiplos fatores funcionam juntos para causar as dificuldades de leitura. O problema fonológico pode ser uma dificuldade primária, mas interage com outros fatores para aumentar ou reduzir a chance de dislexia.

Clique aqui para ler sobre os fatores de risco e de proteção para manifestação da dislexia

*Dr. Hugh Catts é diretor da Faculdade de Ciências e Transtornos da Comunicação da Universidade Estadual da Flórida e professor de Ciências e Transtornos da Comunicação.

É importante lembrar que a dislexia geralmente envolve um conjunto de sintomas. A manifestação e a intensidade desses sintomas variam em cada pessoa.

Definição da Associação Internacional de Dislexia:

A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. Consequências secundárias podem incluir dificuldades na compreensão de texto e pouca experiência de leitura, podendo impedir o desenvolvimento do vocabulário e do conhecimento geral. (2002)

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Relatório: “Atualização do perfil do transtorno específico de aprendizagem no Brasil: Mudanças a partir da aprovação da Lei no 14.254/21”

Este relatório traz uma análise atualizada sobre o Transtorno Específico da Aprendizagem (TEAp) no Brasil, em decorrência da Lei 14.254/2021, que visa garantir um acompanhamento integral para estudantes com dislexia, TDAH e outros transtornos de aprendizagem. Este documento oferece uma visão clara do impacto dessa legislação e destaca as dificuldades ainda enfrentadas por famílias, professores e alunos.

Com 44% dos estudantes brasileiros apresentando dificuldades em leitura e escrita, o relatório é uma leitura indispensável para entender o cenário educacional atual. Ele inclui dados atualizados sobre diagnósticos, desafios emocionais enfrentados pelos alunos e a percepção dos familiares e profissionais da educação sobre a aplicação da lei.

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Depoimentos:
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materiais e livros para disléxicos

Estratégias para estudantes com dificuldades escolares: Material para educadores com estratégias diversificadas que favorecem a aprendizagem de estudantes com dificuldades escolares e transtornos de aprendizagem. Clique para baixar.

Todos aprendem: Direcionado para professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, o Todos Aprendem foca principalmente o desenvolvimento da linguagem oral, da linguagem escrita e das habilidades matemáticas. O material integra teoria e prática, incluindo atividades e estratégias para sala de aula. Clique aqui para baixar.

Como a família pode apoiar a criança com dislexia? Dicas para ajudar famílias a apoiar crianças com dislexia. Clique aqui e acesse.

Escola e família: Reflexões sobre como a escola pode envolver a família no processo de aprendizagem e construir uma rede de apoio ao estudante. Clique aqui para baixar.

Grupo de pais: O Instituto ABCD acredita que o contato frequente entre pais com preocupações semelhantes tenha o potencial de influenciar positivamente o desenvolvimento de seus filhos. Buscando favorecer a criação e o desenvolvimento de grupos de pais de crianças e jovens com transtornos de aprendizagem, o Instituto ABCD elaborou este Guia Orientador para que você possa formar um Grupo de Pais em sua cidade. Este guia visa a ajudar a iniciar essa colaboração e oferece sugestões de como organizar, planejar e realizar os encontros do grupo. Clique para baixar.

Mães do Brasil: O grupo Nacional Mães do Brasil também desenvolveu um material que traz valiosas orientações aos interessados em formar uma associação ou grupo de apoio a pais de disléxicos. Clique aqui para baixar.

Para seguir: @maesdislexiabrasil

Série Todos Entendem – Cartilha elaborada pelo iABCD em parceria com profissionais especializados para informar e apoiar familiares de crianças e jovens com dislexia. De forma didática, ela traz informações sobre como identificar sinais da dislexia e lidar com as dificuldades enfrentadas pelo disléxico no dia a dia. O material também oferece dicas práticas para otimizar a aprendizagem. Adultos com dislexia também podem se beneficiar do material. Acesse: https://www.institutoabcd.org.br/todos-entendem/

A dislexia é um dom? – A ideia de que a dislexia vem acompanhada de dons cognitivos é a base do movimento que celebra as vantagens de ser disléxico. Este infográfico do Instituto ABCD ilustra as vantagens e as desvantagens de ver a dislexia como um dom. Clique aqui para baixar o infográfico.

Dislexia e discalculia – A dislexia e a discalculia são transtornos do neurodesenvolvimento, mas são condições distintas. Este infográfico do Instituto ABCD e do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (UFMG) faz uma comparação entre a dislexia e a discalculia. Clique aqui para baixar.

Dislexia Vs. TDAH – A dislexia e o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade são condições distintas, mas que frequentemente andam juntas. De acordo com a Associação Internacional de Dislexia, 30% das pessoas com dislexia também têm TDAH. Este infográfico do Instituto ABCD faz uma comparação entre a dislexia e o TDAH. Clique aqui para baixar o infográfico.

Informações para educadores – Informações importantes sobre dislexia para educadores (clique aqui para baixar).

5 coisas para não dizer a seu filho com dislexia – Recomendações sobre o que não falar a uma criança com dislexia (clique aqui para baixar).

eBook leitura, escrita e matemática – Livro criado para estudantes e profissionais que atuam no campo da aprendizagem escolar formal. Clique aqui e acesse.

eBook Covid-19 – Livro criado pelo Instituto ABCD, em parceria com um grupo de especialistas, para discutir como será o retorno às aulas para crianças e jovens com transtornos da aprendizagem. Clique aqui e acesse.

EduEdu – solução gratuita do Instituto ABCD para alunos com dificuldades em leitura e escrita.

Baixe gratuitamente na PlayStore: baixar
Formação EduEdu para Educadores: acessar
Depoimentos sobre o EduEdu: visualizar