Guia: Desenvolvendo a autoestima em crianças com transtornos de aprendizagem
Material adaptado da British Dyslexia Association
- Crie um livro de sorrisos. Todos os dias, escreva algo bacana que a criança fez para que ela leve para casa e mostre aos pais.
- Faça uma lista de todas as coisas que a criança consegue fazer. Depois, faça uma lista do que ela ainda não consegue fazer e gostaria de melhorar.
- Faça um filme ou uma montagem de fotos de várias coisas positivas que a criança consegue fazer.
- Valorize as coisas que a criança consegue fazer.
- Desenhe uma escada, onde os degraus mais baixos representam as coisas que a criança pode fazer e os degraus seguintes representam pequenos passos para que ela atinja os próximos objetivos.
- Tente identificar pequenas responsabilidades que a criança pode ter e com as quais ela possa desenvolver sua autonomia.
- Elogie a criança tanto quanto possível.
- Elogie a criança por outras coisas que não sejam sucesso acadêmico/escolar, como pensar no próximo.
- Crie uma parede da fama para colocar as conquistas da criança.
- Faça listas com a criança das qualidades que ela gosta em amigos e/ou pessoas em quem confia.
- Organize uma brincadeira em que a criança deve usar uma venda nos olhos e você deve guiá-la ao redor de obstáculos, como cadeiras, até chegar a um ponto pré-estabelecido. Depois, troque de lugar com a criança. Isto estimula a confiança e o senso de responsabilidade, sobre os quais vocês podem conversar depois.
- Crie fichas com recompensas e tarefas para a criança sortear. Às vezes, ela pegará uma recompensa e, em outras, uma tarefa. Isso estimula a responsabilidade.
- Converse sobre os super-heróis e situações que mostram que eles são autoconfiantes.
- Envolva as crianças em um projeto que necessita de melhorias – pode ser um vaso que precisa ser plantado ou uma área que precisa ser limpa e arrumada. É importante que isso lhe dê um senso de responsabilidade e confiança.
- Escolha algo que a criança gostaria de aprender ou melhorar e, usando o desenho de uma casa, ajude-a a planejar como essa atividade seria feita, exatamente como uma casa: há etapas para fazê-la, partindo da fundação para cima.