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Guia: Desenvolvendo a autoestima em crianças com transtornos de aprendizagem

Material adaptado da British Dyslexia Association

  1. Crie um livro de sorrisos. Todos os dias, escreva algo bacana que a criança fez para que ela leve para casa e mostre aos pais.
  2. Faça uma lista de todas as coisas que a criança consegue fazer. Depois, faça uma lista do que ela ainda não consegue fazer e gostaria de melhorar.
  3. Faça um filme ou uma montagem de fotos de várias coisas positivas que a criança consegue fazer.
  4. Valorize as coisas que a criança consegue fazer.
  5. Desenhe uma escada, onde os degraus mais baixos representam as coisas que a criança pode fazer e os degraus seguintes representam pequenos passos para que ela atinja os próximos objetivos.
  6. Tente identificar pequenas responsabilidades que a criança pode ter e com as quais ela possa desenvolver sua autonomia.
  7. Elogie a criança tanto quanto possível.
  8. Elogie a criança por outras coisas que não sejam sucesso acadêmico/escolar, como pensar no próximo. 
  9. Crie uma parede da fama para colocar as conquistas da criança.
  10. Faça listas com a criança das qualidades que ela gosta em amigos e/ou pessoas em quem confia.
  11. Organize uma brincadeira em que a criança deve usar uma venda nos olhos e você deve guiá-la ao redor de obstáculos, como cadeiras, até chegar a um ponto pré-estabelecido. Depois, troque de lugar com a criança. Isto estimula a confiança e o senso de responsabilidade, sobre os quais vocês podem conversar depois.
  12. Crie fichas com recompensas e tarefas para a criança sortear. Às vezes, ela pegará uma recompensa e, em outras, uma tarefa. Isso estimula a responsabilidade.
  13. Converse sobre os super-heróis e situações que mostram que eles são autoconfiantes.
  14. Envolva as crianças em um projeto que necessita de melhorias – pode ser um vaso que precisa ser plantado ou uma área que precisa ser limpa e arrumada. É importante que isso lhe dê um senso de responsabilidade e confiança.
  15. Escolha algo que a criança gostaria de aprender ou melhorar e, usando o desenho de uma casa, ajude-a a planejar como essa atividade seria feita, exatamente como uma casa: há etapas para fazê-la, partindo da fundação para cima.