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perguntas e respostas sobre dislexia

A dislexia é um transtorno que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem, dificultando o processo de alfabetização. Ela tem as suas raízes em sistemas cerebrais responsáveis pelo processamento fonológico. Este déficit no processamento fonológico faz com que pessoas com dislexia tenham dificuldade para processar os sons das palavras e associar os sons com as letras ou sequência de letras que os representam.

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A dificuldade central da dislexia é o processamento fonológico. Indivíduos com dislexia apresentam dificuldades para processar e manipular sons. Isso pode causar atraso no desenvolvimento na fala, além de outras dificuldades na linguagem oral.

Este déficit no processamento fonológico também interfere no aprendizado da leitura e da escrita, pois o disléxico enfrenta dificuldades para associar os sons das palavras com as letras ou sequência de letras que os representam.

Os sinais da dislexia incluem:

Na linguagem oral:

  • Atraso no desenvolvimento da fala;
  • Problemas para formar palavras de forma correta, como trocar a ordem dos sons na palavra (popica ao invés de pipoca)  ou confundir palavras semelhantes (umidade / humanidade);
  • Erros de pronúncia, incluindo trocas, omissões, substituições, adições e misturas de fonemas;
  • Dificuldade para nomear letras, números e cores;
  • Dificuldade em atividades de aliteração e rima (como jogos de sons ou rimas infantis);
  • Dificuldade para se expressar de forma clara e apropriada;

Na leitura:

  • Dificuldade em decodificar palavras;
  • Erros no reconhecimento de palavras, mesmo das mais frequentes;
  • Leitura oral devagar e incorreta. Pouca fluência com inadequações de ritmo e entonação, em relação ao esperado para idade e escolaridade;
  • Compreensão de texto prejudicada como consequência do baixo reconhecimento de palavras;
  • Vocabulário reduzido como consequência do baixo reconhecimento de palavras.

Na escrita:

  • Erros de soletração e ortografia, mesmo nas palavras mais frequentes;
  • Omissões, substituições e inversões de letras e/ou sílabas;
  • Dificuldade na produção textual, com velocidade abaixo do esperado para idade e escolaridade.
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Estudos de imagens cerebrais mostram que crianças com dislexia geralmente demonstram uma ativação cerebral diferente de crianças sem dislexia. Inclusive, hoje já se descobriu as regiões cerebrais responsáveis por essas falhas e dificuldades na hora de ler. Na maioria dos casos, isso é decorrente de influências genéticas.

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Sim. Entre ½ e ⅓ das pessoas com dislexia geralmente têm um parente disléxico. Às vezes este parente nunca foi diagnosticado, mas é possível perceber a existência da dislexia através do histórico de dificuldades de leitura e ortografia.

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Sim. A dislexia acontece em um continuum. A manifestação e intensidade dos sintomas variam em cada pessoa. Não há um corte natural separando os disléxicos dos bons leitores. Assim como ocorre na hipertensão, a decisão é feita de acordo com um ponto de corte pré-estabelecido. Portanto, algumas crianças que apresentam dificuldades de leitura podem não ser diagnosticadas como disléxicas por não se encaixarem em um determinado critério. Muitas crianças que não se “classificam” como disléxicas ainda podem precisar e se beneficiar de ajuda e tratamento.

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O processamento fonológico se refere à habilidade de analisar a fala oral, identificando desde palavras individuais, partes de palavras e sílabas, até os menores componentes de som (fonemas). A velocidade e a capacidade de armazenar, manipular e resgatar os componentes sonoros da palavra também fazem parte do processamento fonológico.

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Não. A dislexia é uma condição crônica que persiste ao longo da vida. Ela não é apenas um atraso temporário no desenvolvimento da leitura. Crianças que apresentam níveis mais baixos de leitura geralmente continuam a experienciar dificuldades ao longo da vida se não receberem uma intervenção de alta-qualidade. Nunca é tarde demais para procurar ajuda.

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Não existem remédios para tratar ou curar a dislexia. O tratamento da dislexia consiste adaptações pedagógicas e atendimento especializado e é conduzido por um profissional da área de saúde ou educação.

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Por se tratar de uma condição com base neurobiológica não é possível prevenir a dislexia. Além disso, Entretanto, estudos de intervenção precoce, realizados em vários países, demonstram que quanto antes se iniciar uma intervenção, menor será a defasagem escolar e os impactos emocionais da criança com dislexia.

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O impacto da dislexia varia em cada pessoa de acordo com a manifestação e intensidade de seus sintomas. Fatores ambientais, como acesso a um diagnóstico, intervenção e educação de alta qualidade também vão determinar o impacto desta condição na vida do indivíduo.

Além dos sintomas relacionadas à linguagem (oral e escrita), também é importante considerar os efeitos que a dislexia pode ter na autoestima do indivíduo. Pessoas disléxicas frequentemente se sentem menos inteligentes e capazes do que elas realmente são. Ademais, dificuldades acadêmicas podem desmotivar o aluno de continuar os estudos, podendo causar a evasão escolar.

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Sim. É importante que crianças com dislexia recebam uma intervenção apropriada, que inclua o treinamento da consciência fonológica e a instrução fonética (relação entre sons e letras). Pesquisas apontam que crianças que recebem este tipo de intervenção nos primeiros anos do Ensino Fundamental apresentam muito menos problemas de leitura nos anos posteriores. Além disso, quanto mais cedo se iniciar a intervenção, mais eficiente ela é. Mas, nunca é tarde demais para pessoas com dislexia aprenderem a ler.  Adultos disléxicos também podem aprender a ler se receberem uma intervenção apropriada.

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Sim. Com um diagnóstico apropriado, uma intervenção de alta qualidade, esforço e apoio emocional, pessoas com dislexia conseguem alcançar sucesso na escola, no trabalho e na vida.

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Não. Há pessoas disléxicas de todos os níveis de inteligência. A dislexia é considerada uma dificuldade de leitura inesperada quando comparada a às capacidades cognitivas da pessoa em outras atividades e domínios. Acredita-se que o disléxico geralmente tem uma maneira diferente de pensar e enxergar o mundo, e que isso pode ser um ativo em várias situações e contextos.

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A avaliação diagnóstica de dislexia é um processo que inclui alguns fatores de exclusão, pois é preciso descartar a  possibilidade de ocorrência de deficiências visuais e auditivas, déficit de atenção, escolarização inadequada, problemas emocionais, psicológicos e socioeconômicos que possam interferir na aprendizagem.

No Brasil, a avaliação diagnóstica geralmente é feita por uma equipe multidisciplinar, composta por diferentes profissionais. A composição dessa equipe pode variar dependendo dos sintomas apresentados e do centro onde a avaliação acontece. A equipe pode ser constituída por um psicólogo, um neuropsicólogo, um fonoaudiólogo, um médico (pediatra, neuropediatra neurologista e/ou psiquiatra) e um psicopedagogo. A vantagem de uma equipe multidisciplinar é garantir uma avaliação integral, onde cada profissional contribui com entendimentos e olhares específicos de sua área de conhecimento. Para que a avaliação multidisciplinar funcione, é fundamental que a equipe de profissionais se reúna e compartilhe os resultados de suas avaliações especializadas para se chegar a uma conclusão representativa das áreas investigadas.

Partindo do princípio que a dislexia é consequência de um déficit no processamento fonológico, as seguintes habilidades devem ser examinadas durante a avaliação:

  • Consciência fonológica: habilidade para reconhecer e manipular sons da língua falada.
  • Memória fonológica – habilidade para lembrar e utilizar sons, sílabas e palavras.
  • Nomeação automática rápida – habilidade para nomear objetos, cores, letras e dígitos de forma rápida.
  • Vocabulário receptivo – compreensão de palavras ouvidas.
  • Associação fonema-grafema  – compreensão da relação entre os sons seus símbolos (letras e sequência de letras).
  • Decodificação – habilidade para utilizar as associações entre sons e letras para identificar e pronunciar palavras escritas.
    • Decodificação de palavras reais.
    • Decodificação de pseudopalavras.
  • Leitura oral fluente – habilidade para ler de forma correta, com fluência e entonação apropriada, facilitando a compreensão.
    • Leitura fluente de palavras.
    • Leitura fluente de frases, parágrafos e textos.
  • Compreensão leitora – competência de interpretar e compreender informações de um texto escrito.
  • Soletração e ortografia.
  • Escrita.
    • Escrita de palavras.
    • Escrita de pseudopalavras.
    • Escrita de frases.
    • Escrita de parágrafos.
    • Escrita de texto.

Também é importante colher dados sobre o desenvolvimento da criança através de conversas e/ou questionários com a família e da investigação do histórico escolar. Além da avaliação das habilidades de linguagem (listadas acima), é preciso examinar habilidades específicas, como a inteligência, a atenção e a memória.

A avaliação das habilidades matemáticas também pode ser realizada como parte do processo diagnóstico. Alguns alunos com dislexia têm dificuldade para decorar e nomear informações numéricas, como a tabuada, mas apresentam habilidades matemáticas adequadas, realizando cálculos e resolvendo problemas. Além disso, um baixo desempenho em matemática pode ser consequência da dificuldade de disléxicos para ler os enunciados dos problemas. Ao avaliar as habilidades matemáticas, é importante considerar se as dificuldades apresentadas são apenas consequências da dislexia ou se elas vão além, podendo indicar uma discalculia.

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O Instituto ABCD não realiza atendimentos nem avaliações clínicas. Dentre nossos objetivos,  destacam-se os programas para a formação e atualização de profissionais da educação e saúde, visando a construção de uma rede de apoio à pessoa com transtorno específico de aprendizagem.

Para realizar a avaliação, contamos com os parceiros das instituições que integram nosso Programa Centros de Referência, Núcleos Parceiros, bem como Núcleos de Apoio independentes.

Caso haja interesse em realizar uma  avaliação é necessário contatar diretamente estes centros  para obter informações sobre a disponibilidade de horário, listas de espera, etc.

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A avaliação da dislexia permitir a elaboração de uma documentação detalhada das habilidades que estão prejudicadas e também dos potenciais de cada indivíduo. No contexto escolar, será o documento formal que garantirá as acomodações e adaptações pedagógicas necessárias. O registro da avaliação permite que o especialista, a escola e a família planejem e acompanhem o processo interventivo e o desempenho do disléxico ao longo tempo, analisando se as recomendações propostas estão sendo suficiente para o desenvolvimento das habilidades de linguagem escrita ou se é necessário rever o processo de acompanhamento especializado ou escolar.

No que se refere à políticas públicas, o registro do diagnóstico permite quantificar quantos pessoas sofrem, em nosso país, com esta condição. Desta forma os gestores públicos podem organizar um melhor planejamento dos recursos investidos nesta área, seja no diagnóstico, no ambiente escolar ou em campanhas de conscientização.

Além disso, o diagnóstico permite ao disléxico entender a origem da sua dificuldade o que normalmente auxilia em questões emocionais e de autoestima.

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Cabe reforçar que não há prescrição de medicamentos para quadros de dislexia, e, sim, adaptações pedagógicas aliadas ao atendimento especializado de um profissional da área de saúde ou educação (psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo ou professor de educação especial). O processo de intervenção varia de acordo com a dificuldade e as necessidades do indivíduo.

O foco do trabalho interventivo deve ser fortalecer o processamento fonológico da pessoa com dislexia. Para tal, deve-se considerar as habilidades, dificuldades e a idade da criança, adolescente ou adulto. Como a maior dificuldade da dislexia é aprender a ler, o trabalho interventivo deve se basear em métodos de alfabetização que são considerados eficientes para alunos com dificuldades de leitura.

O Instituto ABCD recomenda a alfabetização estruturada, que foque em habilidades específicas que o disléxico precisa adquirir e/ou fortalecer. A pessoa com dislexia se beneficia do ensino explícito, direto, individualizado, multissensorial, sequencial, diagnóstico e preventivo.

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Os seguintes comportamentos, atrasos e dificuldades podem estar associados à dislexia:

  • Atraso para aprender a falar;
  • Erros ao pronunciar palavras longas (cacholo / cachorro ; helicótero / helicóptero );
  • Dificuldade para aprender nomes de números, cores, formas e letras;
  • Dificuldade para reconhecer palavras que rimam (gato / pato ; pão / cão);
  • Dificuldade para aprender as letras de músicas infantis;
  • Dificuldade para se expressar oralmente, contar histórias e recontar histórias;
  • Dificuldade para seguir instruções verbais;
  • Demora para desenvolver o vocabulário e aprender palavras novas;
  • Dificuldade com sons específicos (f/v ; b/p)
  • Dificuldade e/ou falta de interesse para aprender as letras;
  • Dificuldade e/ou falta de interesse para aprender a escrever o próprio nome.

Pais, familiares, professores e outros profissionais da Educação Infantil podem reconhecer esses sinais e começar a ajudar a criança antes que ela inicie a escola formal. Há muitos tipos de atividades que ajudam a criança a desenvolver a consciência fonológica e, assim, criar uma base para ingressar no Ensino Fundamental.

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Recomenda-se que o diagnóstico formal seja feito após 2 anos de escolarização formal. Assim, garantimos que a criança tenha sido suficientemente exposta a linguagem escrita e podemos descartar a hipótese dela apenas ainda não ter tido oportunidades suficientes para se alfabetizar.

Entretanto, existem sinais precursores que já podem ser identificados no período pré-escolar. Ao examinar a consciência fonológica e outras habilidades de crianças de 4 e 5 anos, é possível determinar se elas apresentam riscos de dislexia. Apesar desses sinais não confirmarem a existência da dislexia, essas crianças já podem se beneficiar de um trabalho de intervenção precoce. A intervenção precoce consiste em atividades e jogos e pode ser realizada por pais, cuidadores e professores. Pesquisas demonstram que a intervenção precoce é bastante eficiente e evita que as dificuldades se agravem.

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Identificar crianças com risco de dislexia é importante porque o cérebro da criança pequena ainda é mais plástico e isso permite que ela se beneficie mais de uma intervenção. Além disso, a cada ano que passa, a criança fica mais atrasada e precisará compensar por milhares de palavras não lidas para tentar alcançar os seus colegas. Ao longo do tempo, essa criança pode começar a se sentir fracassada, perder o interesse na leitura e desenvolver um problema de autoestima. Quanto antes a dislexia for diagnosticada, menor será a defasagem escolar e os impactos emocionais da criança.

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O trabalho de intervenção com crianças com risco de dislexia consiste em atividades e jogos que ajudam a desenvolver e fortalecer habilidades de linguagem, principalmente a consciência fonológica. Esse trabalho pode ser feito por pais, cuidadores ou professores.

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Sim. A dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem (TEAp) porque os seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico de alunos. O termo específico também significa que as dificuldades observadas nesta condição não podem ser justificadas por outras alterações neurológicas, sensoriais, motoras e/ou cognitivas. Ela afeta, principalmente, o processo de alfabetização.

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A dislexia não é uma doença ou um transtorno da medicina, apesar de muitos neurologistas, geneticistas, psiquiatras, neuropsiquiatras e pediatras terem nos ajudado a aprender sobre este transtorno. A dislexia é uma condição que necessita de intervenção educacional e tratamento. Não existem remédios para tratar ou curar a dislexia.

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Não. Em contraste com a crença popular, pessoas com dislexia geralmente não têm propensão para ver letras ou palavras ao contrário. Na verdade, o déficit responsável pela dislexia reside no sistema de linguagem e não no sistema visual. Portanto, pessoas com esta condição têm dificuldade para nomear as letras, podendo se referir a um b como d ou vice-versa. Além disso, elas podem ter dificuldade para selecionar o fonema apropriado, utilizando um fonema que tem um som similar (Vera / fera; inimigo / iminigo). Esse tipo de confusão é bastante comum na expressão oral e escrita de pessoas com dislexia.

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O termo disortografia às vezes ainda é utilizado para se referir a um transtorno de aprendizagem com prejuízo na expressão escrita. Entretanto, estas dificuldades são hoje consideradas manifestações da dislexia. Atualmente sabemos que a dislexia é consequência de um déficit no processamento fonológico, afetando tanto o desenvolvimento da leitura como da expressão escrita.

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De acordo com a Associação Internacional de Dislexia a dislexia afeta 10% da população mundial. A associação afirma que há mais de 700 milhões de pessoas disléxicas no mundo.

Estima-se que 4% da população brasileira tem dislexia, o que representa mais de 8 milhões de pessoas.

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De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) a prevalência de transtornos de aprendizagem é de 5 a 15% entre crianças em idade escolar, em diferentes idiomas e culturas. Nos adultos, a prevalência é desconhecida.

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