R. Francisco Leitão, 258, São Paulo - SP
Carrinho 0 items - R$0.00 0

Carrinho

teste-rapido
Sobre a Avaliação

Uma avaliação cuidadosa é o ponto de partida para garantir que a pessoa com dislexia tenha acesso aos acompanhamentos e suportes adequados.  Ela possibilita que a criança/adolescente/adulto e sua família tenham um entendimento mais preciso sobre a natureza das dificuldades e habilidades apresentadas, podendo assim, buscar soluções apropriadas.

O processo de avaliação permite discriminar se uma pessoa tem um transtorno de aprendizagem, uma outra condição que afeta a aprendizagem (como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) ou se ela apenas apresenta uma dificuldade passageira, derivada de uma situação que está vivendo.

No Brasil, a avaliação geralmente é feita por uma equipe multidisciplinar, composta por diferentes profissionais. A composição dessa equipe pode variar dependendo dos sintomas apresentados e do centro onde a avaliação acontece. A equipe pode ser constituída por um psicólogo, um neuropsicólogo, um fonoaudiólogo, um médico (pediatra, neuropediatra, neurologista e/ou psiquiatra) e um psicopedagogo. A vantagem de uma equipe multidisciplinar é garantir uma avaliação integral, onde cada profissional contribui com entendimentos e olhares específicos de sua área de conhecimento. Para que a avaliação multidisciplinar funcione, é fundamental que a equipe de profissionais se reúna e compartilhe os resultados de suas avaliações especializadas para se chegar a uma conclusão representativa de todas as áreas investigadas.

O processo de avaliação deve incluir a produção de um relatório com informações relevantes e orientações para o disléxico e sua família. Quando se tratar de uma criança ou adolescente, é importante que a escola também receba um relatório contemplando estratégias de ensino e outras recomendações para atender às necessidades do aluno.

O que se deve investigar?

Partindo do princípio que a dislexia é consequência de um déficit no processamento fonológico, as seguintes habilidades devem ser examinadas:

  • Consciência fonológica: habilidade para reconhecer e manipular sons da língua falada.
  • Memória fonológica – habilidade para lembrar e utilizar sons, sílabas e palavras.
  • Nomeação automática rápida – habilidade para nomear objetos, cores, letras e dígitos de forma rápida.
  • Vocabulário receptivo – compreensão de palavras ouvidas.
  • Associação fonema-grafema  – compreensão da relação entre os sons seus símbolos (letras e sequência de letras).
  • Decodificação – habilidade para utilizar as associações entre sons e letras para identificar e pronunciar palavras escritas.
    • Decodificação de palavras reais
    • Decodificação de pseudopalavras
  • Leitura oral fluente – habilidade para ler de forma correta, com fluência e entonação apropriada, facilitando a compreensão.
    • Leitura fluente de palavras
    • Leitura fluente de frases, parágrafos e textos
  • Compreensão leitora – competência de interpretar e compreender informações de um texto escrito.
  • Soletração e ortografia
  • Escrita
    • Escrita de palavras
    • Escrita de frases
    • Escrita de parágrafos
    • Escrita de textos.

Também é importante colher dados sobre o desenvolvimento da criança através de conversas e/ou questionários com a família e da investigação do histórico escolar. Além da avaliação das habilidades de linguagem (listadas acima), é preciso examinar habilidades específicas, como a inteligência, a atenção e a memória.

A avaliação das habilidades matemáticas também pode ser realizada como parte do processo diagnóstico. Alguns alunos com dislexia têm dificuldade para decorar e nomear informações numéricas, como a tabuada, mas apresentam habilidades matemáticas adequadas, realizando cálculos e resolvendo problemas. Além disso, um baixo desempenho em matemática pode ser consequência da dificuldade de disléxicos para ler os enunciados dos problemas. Ao avaliar as habilidades matemáticas, é importante considerar se as dificuldades apresentadas são apenas consequências da dislexia ou se elas vão além, podendo indicar uma discalculia.

Onde realizar a avaliação?

O Instituto ABCD não realiza atendimentos nem avaliações clínicas. Dentre nossos objetivos,  destacam-se os programas para a formação e atualização de conhecimentos para profissionais da educação e da saúde, visando a construção de uma rede de apoio à pessoa com transtorno específico de aprendizagem.

Através de nosso Mapa da Dislexia, você pode encontrar o centro de avaliação mais próximo de você.

Ver mapa