Transtorno Específico da Aprendizagem

 

Transtorno Específico da Aprendizagem é um termo guarda-chuva que abrange diferentes condições neurológicas que afetam a aprendizagem e o processamento de informações, como a dislexia e a discalculia. O termo é usado para descrever dificuldades específicas para adquirir habilidades acadêmicas básicas. 

Além disso, este guarda-chuva pode englobar outras condições que, apesar de não serem consideradas transtornos de aprendizagem, também impactam e atrapalham o processo de aprendizado. Listamos algumas abaixo:

Outros transtornos do neurodesenvolvimento:

Outras condições que podem afetar ou agravar a aprendizagem:

  • Alterações das funções executivas
  • Questões emocionais
  • Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação* (também conhecido como dispraxia e disgrafia)
  • Alteração do processamento auditivo
  • Questões socioeconômicas e culturais

(*) O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação pode prejudicar principalmente a escrita a mão.

Dificuldade de aprendizagem ou Transtorno Específico da Aprendizagem?

 

É importante diferenciar a dificuldade de aprendizagem do transtorno específico da aprendizagem.

A dificuldade de aprendizagem é uma condição passageira que acontece quando influências externas atrapalham o processo de aprendizagem. Diversos fatores podem causar dificuldades de aprendizagem, como questões emocionais, problemas familiares, alimentação inadequada e ambiente desfavorável.

O transtorno específico da aprendizagem é uma condição neurológica (interna) que afeta a aprendizagem e o processamento de informações. Ao contrário da dificuldade de aprendizagem, o transtorno específico da aprendizagem é persistente.