A Semana da Dislexia é um período dedicado à disseminação e à conscientização de temas relacionados à dislexia, promovendo o diálogo e discussões mais amplas em diferentes espaços públicos. O Instituto ABCD e parceiros engajados nessa causa organizam e promovem as ações desenvolvidas nesse período.
Conheça as edições da Semana da Dislexia
2012: Eu posso!
Um grito contra o preconceito que os disléxicos sofrem: EU POSSO! Este foi o tema da campanha de 2012.
A primeira edição chegou para mostrar que, apesar dos obstáculos, crianças e jovens com dislexia e outros transtornos de aprendizagem são capazes de escrever histórias de sucesso. Exemplo disso são as personalidades que assumiram ter algum tipo de transtorno como, Albert Einstein, Steve Jobs, Steven Spielberg, Magic Johnson, Will Smith, Jamie Oliver, Cher, Walt Disney, entre outros!
2013: Muito mais do que palavras
A dislexia é muito mais que um problema de leitura e escrita, podendo afetar habilidades de organização, memória de curto prazo e muitos outros aspectos da vida diária. Veja aqui.
2014: Belezas escondidas na dislexia
A campanha da Semana da Dislexia de 2014 deu destaque ao lado positivo, às belezas e aos processos criativos que, no geral, são pouco explorados neste quadro. Relembre o olhar de alguns participantes dessa campanha! Clique aqui.
2015: TransformAÇÃO
Na campanha de 2015, seguimos destacando os aspectos positivos da dislexia, desta vez criando ações protagonizadas pela pessoa com dislexia. Com o tema “TransformAÇÃO”, pudemos criar uma semana ainda mais motivadora em conjunto com associações, jovens e adultos com dislexia, participando ativamente da construção das ações.
2016: Semeando boas práticas
Como valorizar o papel do bom professor na vida da pessoa com dislexia? Com o tema “Semeando boas práticas”, buscamos evidenciar a figura do professor que inspira, impulsiona, motiva, desperta, investe e acredita que é capaz de mudar e no potencial de cada aluno. Confira as ações.
2017: Unindo saberes
O tema da Semana da Dislexia 2017 foi “Unindo saberes”, escolhido para destacar a importância da integração de diferentes personagens e áreas do conhecimento nos processos de diagnóstico, tratamento e suporte à pessoa com dislexia. Através de diversas atividades, quisemos mostrar que ações conjuntas, multidisciplinares e dialogadas contribuem não só para o desenvolvimento integral do disléxico, mas também para o enriquecimento das pessoas que convivem e apoiam disléxicos, sejam elas profissionais, sejam familiares.