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O que é Discalculia?

A discalculia é um transtorno que afeta a aprendizagem e o desempenho em matemática. Ela é considerada um transtorno específico de aprendizagem porque as dificuldades observadas não podem ser justificadas por outras alterações neurológicas, sensoriais, motoras e/ou cognitivas. A pessoa com discalculia apresenta um desempenho matemático significativamente abaixo do esperado considerando-se a sua idade cronológica, experiências e oportunidades educacionais.

A discalculia é geralmente associada à dislexia porque elas frequentemente aparecem juntas. Alguns pesquisadores acreditam que o alto índice de coexistência de dislexia e discalculia é uma consequência de fatores compartilhados por ambas condições, como o déficit na memória de trabalho. Entretanto, não se pode assumir que todas as pessoas com dislexia têm dificuldades em matemática ou que todas as pessoas com discalculia apresentam dificuldades de linguagem. A dislexia e a discalculia são geralmente reconhecidas como dois transtornos de aprendizagem distintos.

Assim como a dislexia,os sinais e manifestações da discalculia variam em cada pessoa. Além disso, esse transtorno pode afetar uma mesma pessoa de diferentes formas ao longo de sua vida. É importante lembrar que as dificuldades de uma pessoa com discalculia não aparecem apenas na aula de matemática, mas também em sua vida cotidiana.

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Alguns sintomas que podem estar presentes na discalculia:

  • Senso numérico fraco;
  • Dificuldade para estimar quantidades;
  • Dificuldade para contar de trás pra frente;
  • Dificuldade para lembrar de fatos matemáticos básicos, mesmo tendo passado por muitas horas de prática;
  • Dificuldade para entender o valor posicional de algarismos;
  • Dificuldade para entender a função do número zero no sistema numérico hindu-arábico;
  • Esquecimento de estratégias matemáticas, principalmente de procedimentos longos com várias etapas, como a divisão de números grandes;
  • Dificuldade para guardar números na memória de trabalho enquanto resolve problemas matemáticos;
  • Ansiedade relacionada à matemática e qualquer outra atividade que envolva números;
  • Lentidão para fazer cálculos;
  • Habilidade de aritmética mental fraca em relação à idade ou nível de escolaridade;
  • Dificuldade para aprender a ler a hora;
  • Dificuldade para calcular o tempo.

Como as habilidades matemáticas se desenvolvem ao longo dos anos, a insegurança e as dificuldades nessa disciplina também tendem a evoluir com o tempo. Portanto, é importante identificar a discalculia cedo e agir antes que ela se torne mais grave.

Sinais de discalculia na escola
Sinais de discalculia na Educação Infantil:
  • Dificuldade para aprender a contar;
  • Dificuldade para reconhecer padrões simples;
  • Dificuldade para entender o significado dos numerais (como associar o numeral3 a um conjunto de três objetos ou à palavra oraltrês;
  • Dificuldade para entender o conceito de enumeração (associar um número à uma quantidade de objetos).
Sinais da discalculia no Ensino Fundamental 1:
  • Dificuldade de aprender e lembrar de fatos numéricos, como 4 + 2 = 6;
  • Uso excessivo dos dedos para contar em vez de utilizar métodos mais avançados;
  • Dificuldade para identificar símbolos matemáticos (como + e – ) e usá-los corretamente;
  • Dificuldade para entender linguagem matemática como mais que e menos que
  • Dificuldade para entender o valor posicional dos algarismos (confundindo 12 e 21 por exemplo);
Sinais da discalculia no Ensino Fundamental 2:
  • Dificuldade para entender conceitos matemáticos, como a propriedade comutativa (3 + 5 é igual a 5 + 3) e a inversão (saber a resposta para 3 + 26 – 26 sem precisar calcular);
  • Dificuldade para selecionar uma estratégia para resolver problemas matemáticos;
  • Dificuldade para lembrar do placar em jogos e atividades esportivas;
  • Dificuldade de calcular o preço total de dois ou mais itens;
  • Evitação de situações que envolvam números, como jogos, esportes e outras atividades.
Sinais da discalculia no Ensino Médio:
  • Dificuldade para entender informações apresentadas em tabelas e gráficos;
  • Dificuldade para lidar com dinheiro, como calcular o troco ou a gorjeta;
  • Dificuldade para medir ingredientes em uma receita;
  • Insegurança em atividades que envolvem velocidade, distância e direção. Pode se perder com facilidade;
  • Dificuldade para encontrar diferentes estratégias para resolver um problema matemático.