professores de disléxicos

Educador

Aqui você encontra informações, materiais e recomendações sobre a dislexia para educadores. É muito importante que os professores compreendam a dislexia e reconheçam seus sintomas, assim, poderão oferecer o apoio necessário para ajudar seus alunos a aprender. Esse conhecimento permite que educadores identifiquem alunos que apresentam sinais de dislexia, recomendem uma avaliação e façam adaptações para melhor atendê-los.

professores de disléxicos

Educadores

Aqui você encontrará informações, materiais e recomendações sobre a dislexia para educadores. É muito importante que os professores compreendam a dislexia e reconheçam as suas características. Assim, eles poderão oferecer o apoio necessário para ajudar seus alunos a aprenderem. O conhecimento sobre a dislexia e seus sintomas permite que educadores identifiquem alunos que apresentam sinais de dislexia, recomendem uma avaliação e façam adaptações para melhor atendê-los.

Informações importantes para educadores
  • A dislexia trata-se de uma diferença na maneira como o cérebro processa informação, portanto ela pode ter um grande impacto na forma como um aluno aprende;
  • Alunos com dislexia precisam de apoio para enfrentar e superar as barreiras que lhes são impostas diariamente;
  • Cada aluno com dislexia tem seu próprio perfil, seus talentos e suas necessidades;
  • Todos os alunos são capazes de aprender se tiverem acesso às estratégias de ensino, diferenciações e acomodações necessárias;
  • Ao conhecer melhor a dislexia e suas características, você entenderá como ajudar seus alunos a alcançar seus potenciais.
Mapa da Dislexia

O Instituto ABCD criou o Mapa da Dislexia com o objetivo de construir uma rede de apoio para pessoas com dislexia. Nesse mapa, você localiza centros de avaliação e tratamento, clínicas de atendimento e especialistas perto de você. Também é possível encontrar outras pessoas com dislexia para dividir experiências e trocar informações.

Ver Mapa Adicionar ao mapa

Recursos para educadores
materiais e livros para disléxicos

Todos Aprendem – Curso gratuito de formação complementar para educadores. Integrando teoria e prática, inclusive atividades e estratégias para sala de aula, o curso tem o objetivo de debater sobre o processo de aprendizagem e suas complexidades, ensinando sobre os transtornos de aprendizagem (TEAp) e outras condições que podem impedir, atrapalhar ou atrasar o aprendizado.

Entendendo a DislexiaCurso livre e gratuito desenvolvido pelo iABCD em parceria com a Associação Britânica de Dislexia para apresentar a dislexia a todos os interessados em aprender sobre ela. Com esse curso, você saberá: o que é a dislexia, as principais teorias sobre suas causas, como identificá-la, os direitos de pessoas com dislexia e muito mais.

Ensinando Matemática – Curso de formação complementar para professores que apresenta o processo de aquisição das habilidades matemáticas. Baseado em estudos neurocientíficos, o curso ensina sobre o desenvolvimento das habilidades matemáticas, incluindo o senso numérico, as operações aritméticas, o cálculo mental e a resolução de problemas. Também discute sobre as causas de dificuldades nessa disciplina, incluindo o transtorno específico no aprendizado da matemática, conhecido como discalculia do desenvolvimento.

Todos EntendemCartilha elaborada pelo iABCD em parceria com profissionais especializados para informar e apoiar familiares de crianças e jovens com dislexia. De forma didática, ela traz informações sobre como identificar sinais da dislexia e lidar com as dificuldades enfrentadas pelo disléxico no dia a dia. O material também oferece dicas práticas para otimizar a aprendizagem. Adultos com dislexia também podem se beneficiar do material.

Fichas de Atividades – Materiais desenvolvidos pelo iABCD para ajudar o aluno no processo de alfabetização e no desenvolvimento das habilidades matemáticas.

Guia para Escolas e Universidades sobre o aluno com Dislexia e outros Transtornos de AprendizagemVocê conhece os direitos dos alunos com dislexia na educação básica e no ensino superior? Saiba quais são as adaptações possíveis para facilitar a vida de estudantes com transtornos de aprendizagem e, se achar necessário, apresente este material à instituição onde você estuda.

Brincando com a Linguagem – Livros para pais e professores sobre o desenvolvimento da linguagem na infância, com orientações de estimulação para pais e professores que estão comprometidos com o desenvolvimento de suas crianças. Apesar do embasamento científico, o conteúdo é apresentado de maneira acessível, que facilita a aplicação no dia a dia.

O Desafio de Educar: Lidando com os problemas na aprendizagem e no comportamento – Publicação do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro – Rio).

Cartilha da Inclusão – Este documento apresenta recomendações objetivas para implantação da inclusão nas diversas realidades escolares brasileiras. O paradigma de inclusão escolar adotado na cartilha não se restringe às crianças com deficiência, tampouco àquelas com necessidades educacionais especiais, e sim contempla todas as crianças, em sua vasta diversidade de habilidades e dificuldades.

Guia Desenvolvendo a Auto-Estima – Este material traz 15 dicas de como o professor pode trabalhar a auto estima de crianças com dislexia em sala de aula.

Recomendações extraídas do “Best Evidence Encyclopedia Johns Hopkins University” – A partir de um levantamento de 96 estudos de programas oferecidos para alunos com dificuldades persistentes em leitura e escrita, a Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, organizou quatro recomendações para a abordagem educacional com essas crianças.

Dislexia é um dom? – A ideia de que a dislexia vem acompanhada de dons cognitivos é a base do movimento que celebra as vantagens de ser disléxico. Este infográfico do Instituto ABCD ilustra as vantagens e as desvantagens de ver a dislexia como um dom.

Artigos do iABCD:

1. Uma luz no fim do túnel

2. A importância da audição para a aprendizagem

3. Ler uma, duas ou três vezes: As desventuras de um jovem com dislexia no Ensino Superior

4. A importância da decodificação de palavras para a compreensão leitora

5. Formar para transformar: A importância da educação continuada no manejo dos transtornos de aprendizagem

6. A BNCC e os transtornos de aprendizagem

7. Aprendizagem e Neurodiversidade

8. O papel dos jogos no desenvolvimento de habilidades executivas

videos para disléxicos

Como Estrelas na Terra (2007) – O filme do indiano Aamir Khan conta a história de Ishaan, menino de 9 anos que sofre com a dislexia e não é compreendido pelos professores e pais.

aplicativos para disléxicos

EduEduUma solução gratuita para alunos com dificuldades em português, criada pelo Instituto ABCD. A partir de uma breve avaliação, identificamos em que a criança precisa melhorar e criamos atividades personalizadas para garantir o sucesso escolar. O EduEdu acompanha a evolução da criança ao longo do ano, monitorando seu progresso e gerando novas atividades. Nosso material é dinâmico e divertido, incluindo uma variedade de atividades, jogos, músicas e textos. Diversão aqui é coisa séria: somos totalmente alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Khan Academy – Website com aulas, conteúdo e recursos grátis para estudantes de diversas matérias, criados por especialistas.

Speechy – Aplicativo grátis para iOS que escreve o texto ditado por você.

UbookAplicativo pago para celular e tablet que oferece milhares de livros, e-books, podcasts, revistas e jornais em áudio.

Natural ReaderSoftware e aplicativo on-line que lê textos em diversos idiomas. O software tem versões gratuita e paga (licença permanente) para Mac e Windows e funciona com pdf, docx, txt e epub, permitindo que você mude a velocidade de leitura e a voz do leitor. A versão on-line lê arquivos em formato pdf, txt, doc(x), epub, ods, odt, pages, ppt(x), png e jpeg, além de oferecer uma extensão para o Google Chrome.

Voice DreamAplicativo pago para iOS e Android que transforma textos em áudio, com 186 vozes em 30 idiomas. O mesmo desenvolvedor tem aplicativos de revisão e escaneamento de textos.

DicioDicionário de português disponível on-line e off-line. Além de poder ser consultado no navegador de internet, oferece aplicativo para dispositivos móveis. Entre os recursos, estão a palavra do dia e vídeos explicando dúvidas de português.

Jogos infantis:

EduEdu – Android
Domlexia – iOS | Android
Silabando – iOS | Android
Caça Palavras – iOS | Android
Mestre da Palavra – iOS | Android
ABC do Bita – iOS | Android