Quem é o profissional responsável pela intervenção?

O profissional responsável pelo tratamento interventivo pode variar, de acordo com as dificuldades apresentadas pelo indivíduo. Uma pessoa com dislexia pode precisar de acompanhamento especializado de um psicólogo, pedagogo, psicopedagogo ou fonoaudiólogo. O importante é que este profissional tenha conhecimento sobre os déficits no processamento fonológico normalmente responsáveis pela dislexia. Além disso, recomenda-se não atribuir toda a responsabilidade a um…

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Como é feita a intervenção?

Cabe reforçar que não há prescrição de medicamentos para quadros de dislexia, e sim adaptações pedagógicas aliadas ao atendimento especializado de um profissional da área de saúde ou educação (psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo ou professor de educação especial). O processo de intervenção varia de acordo com a dificuldade e as necessidades do indivíduo. O foco do trabalho interventivo deve ser fortalecer…

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Quais são os sinais precoces da dislexia?

Os seguintes comportamentos, atrasos e dificuldades podem estar associados à dislexia: Atraso para aprender a falar; Erros ao pronunciar palavras longas (cacholo / cachorro; helicótero / helicóptero); Dificuldade para aprender nomes de números, cores, formas geométricas e letras; Dificuldade para reconhecer palavras que rimam (gato / pato; pão / cão); Dificuldade para aprender letras de músicas infantis; Dificuldade para se…

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Onde realizar a avaliação diagnóstica?

O Instituto ABCD não realiza atendimentos nem avaliações clínicas. Dentre nossos objetivos, destacam-se os programas de formação e atualização de profissionais da educação e da saúde, visando à construção de uma rede de apoio à pessoa com transtorno específico de aprendizagem. Para a avaliação, contamos com instituições parceiras que integram nosso Programa Centros de Referência e núcleos de apoio independentes.…

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Qual é o impacto da dislexia?

O impacto da dislexia varia em cada pessoa, de acordo com a manifestação e a intensidade de seus sintomas. Fatores ambientais, como acesso a diagnóstico, intervenção e educação de alta qualidade, também determinam o impacto dessa condição na vida do indivíduo. Além dos sintomas relacionadas à linguagem oral e escrita, também é importante considerar os efeitos que a dislexia pode…

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Existe uma relação entre dislexia e inteligência?

Não. Há pessoas disléxicas de todos os níveis de inteligência. A dislexia é considerada uma dificuldade de leitura inesperada quando comparada às capacidades cognitivas da pessoa em outras atividades e domínios. Acredita-se que o disléxico geralmente tenha uma maneira diferente de pensar e enxergar o mundo, e que isso pode ser um ativo em várias situações e contextos.

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Existem diferentes níveis de dislexia?

Sim. A dislexia acontece em um continuum. A manifestação e a intensidade dos sintomas variam de pessoa para pessoa. Não há um corte natural separando os disléxicos dos bons leitores e, assim como ocorre na hipertensão, o nível de dislexia é definido de acordo com um ponto de corte pré-estabelecido. Portanto, algumas crianças que apresentam dificuldades de leitura podem não…

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