2009
IDIS
Início do planejamento das atividades do Instituto ABCD.
Fundação
Em 2 de março de 2009, é realizada em São Paulo a assembleia de fundação do iABCD.
Início das atividades
Em dezembro de 2009, começam as atividades do iABCD.
2010
PL 7.081/10
Começa a tramitar na Câmara Federal o projeto de lei (PL) federal que dispõe sobre o diagnóstico e o tratamento da dislexia e do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade na educação básica. O iABCD tem importante participação, contribuindo na elaboração do texto do PL.
2011
Centros de Referência
Selecionados por edital, cinco Centros de Referência (CRs) recebem apoio técnico-financeiro do iABCD para estruturar e ampliar o atendimento a crianças e jovens com dislexia. iCEFAC – Saúde e Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Botucatu e Marília, Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC SP).
Programa comunitário
O Programa de Centro Integrado de Atenção à Dislexia (CIAD) seleciona os municípios paulistas de Campos do Jordão, Caraguatatuba e São Roque para a implementação de um projeto integrado entre suas secretarias da Educação e de Saúde e um grupo articulador local.
2012
Programa Todos Aprendem
Instituto ABCD lança seu primeiro programa voltado exclusivamente para formação de professores.
Desafio ITA Bits
Em parceria com o ITA Bits, grupo de desenvolvimento de software criado e mantido por alunos de graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o iABCD lança um desafio para o desenvolvimento de aplicativos que auxiliem na aprendizagem da criança com dislexia. O grande vencedor é o jogo Aramumo.
2013
Orientação para grupos de pais
A cartilha orienta os pais a se organizar em associações para se apoiarem e lutarem pelos direitos do filho com dislexia.
Comitê de Educação
iABCD cria um grupo multidisciplinar de profissionais especialistas na área de aprendizagem, que passam a produzir conteúdos sobre dislexia e a facilitar as formações do iABCD.
Centros de Referência
Os projetos iniciados em 2010 são encerrados, e o iABCD renova o apoio a dois centros (iCEFAC e UFRJ).
Pacto pela Educação no Pará
O iABCD recebe financiamento da UBS Optimus Foundation para a implementação do Programa Todos Aprendem no estado do Pará.
Mapa da Dislexia
O programa é lançado com o objetivo de conectar pessoas relacionadas à causa da dislexia.
2014
Grupo de Pais
O iABCD inicia o movimento de convidar pais para discutir temas relevantes à causa da dislexia.
Programa Adote uma Escola
O iABCD convida parceiros a adotar escolas para oferecer formação de educadores por meio do Programa Todos Aprendem.
Fichas de Atividade
Ampliação do Programa Todos Aprendem, que passa a incluir atividades práticas.
2015
Curso Livre Saúde
Formação para especialistas em dislexia com foco em avaliação e intervenção.
Encontro Virtual do Grupo de Pais
Pais e de especialistas participam de encontros on-line para discussão de temas específicos.
Todos Aprendem EAD
Lançamento do formato on-line do Programa Todos Aprendem em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo.
Todos Aprendem – EF II e médio
Conteúdo de formação adaptado para os anos finais do ensino fundamental II e para o ensino médio.
2016
Editais iABCD
O Programa Todos Aprendem começa a ser disponibilizado para secretarias municipais de Educação via edital.
Todos Entendem
Criação de conteúdo sobre dislexia voltado para pais e familiares de crianças com dislexia.
Centro de Referência UFRN
Início do apoio técnico e financeiro ao centro de atendimento especializado em dificuldades de aprendizagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Projeto pela Primeira Infância
Em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), o iABCD implementa o projeto-piloto de formação de Educadores pela Primeira Infância. O desenvolvimento do conteúdo também é apoiado financeira e tecnicamente pelo instituto.
Guia de Boas Práticas
Conteúdo desenvolvido em parceria com centros de excelência em avaliação e acompanhamento de pessoas com dislexia. O objetivo é orientar especialistas sobre as melhores práticas nacionais em diagnóstico e intervenção da dislexia.
Entendendo a Dislexia
Curso on-line e gratuito desenvolvido pela British Dyslexia Association é traduzido e adaptado pelo iABCD. O conteúdo é disponibilizado para todos que pretendem entender mais sobre a dislexia e abraçar essa causa.
Cartilha: Entendendo o Desenvolvimento Infantil
Conteúdo desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (NINAPI-UFRPE) é diagramado e disponibilizado gratuitamente pelo iABCD com o objetivo de apresentar o desenvolvimento infantil e a forma como ele impacta o processo de aprendizagem.
2017
Entendendo a Discalculia
Curso on-line desenvolvido pelo iABCD para professores do ensino fundamental que explica o desenvolvimento das habilidades matemáticas, apresenta as dificuldades que podem ser encontradas no processo de ensino e oferece dicas para sala de aula.
2018
Série de vídeos Todos Entendem
Vídeos curtos produzidos a partir do conteúdo do Todos Entendem para pais e familiares de crianças com dislexia.
2019
Comunicação digital
O Instituto ABCD investe em conteúdo digital para aproximar o público da causa da dislexia e dos transtornos da aprendizagem. Além da reformulação do website institucional, o perfil @iabcd no Instagram conquista mais de 15 mil seguidores – entre os conteúdos de maior alcance, estão vídeos e textos curtos esclarecendo dúvidas comuns e dando dicas.
Lançamento do EduEdu
O Instituto ABCD lança, em dezembro, o aplicativo EduEdu, solução gratuita para alunos com dificuldades em leitura e escrita.
2020
Crescimento do EduEdu
O aplicativo é a área de maior investimento do iABCD em 2020. Em seu primeiro ano de funcionamento, marcado pela pandemia de covid-19 e pelo ensino remoto, o EduEdu mostra-se uma ferramenta importante para famílias e professores:
• 310 mil alunos cadastrados entre janeiro e dezembro.
• 1 avaliação de leitura e escrita realizada a cada 3 minutos
• Lançamento da Educação Infantil, para crianças de 4 e 5 anos
• Lançamento do Espaço Socioemocional, área dedicada a ajudar as crianças a reconhecer, nomear e conversar sobre suas emoções, com atividades gratuitas para imprimir e recomendações para os adultos apoiarem o desenvolvimento emocional dos pequenos.
• Lançamento de atividades digitais, uma nova funcionalidade dentro do aplicativo que torna a aprendizagem mais acessível.
- Todos Aprendem
O curso, lançado em 2012, é disponibilizado gratuitamente em março, alcançando 6.661 professores em 2020 – o maior número de educadores formados pelo programa em um único ano.
Curso de atualização Desvendando os mistérios da dislexia
O iABCD convida especialistas de diferentes instituições de pesquisa do Brasil e do exterior para evento on-line gratuito durante a Semana de Conscientização da Dislexia 2020, cujo tema é “Desvendando os mistérios da dislexia”. A ação tem 1.490 inscritos, recorde na história de eventos realizados pelo iABCD na Semana da Dislexia.
Ebook sobre os impactos da pandemia
O Instituto ABCD convida especialistas para escrever um livro eletrônico sobre a aprendizagem de pessoas com transtornos de aprendizagem durante e após a pandemia. Voltado a pais e educadores, o e-book “Covid e transtornos específicos de aprendizagem: possíveis impactos e estratégias de enfrentamento no pós-pandemia” tem 1.333 downloads (até março de 2021).
Ebook explica o desenvolvimento da leitura, escrita e matemática
Em parceria com pesquisadores e especialistas da área de aprendizagem, o iABCD apoia a produção e divulgação do livro eletrônico gratuito “Leitura, escrita e matemática: do desenvolvimento aos transtornos específicos de aprendizagem”. Com linguagem acessível e conteúdo atual, a obra tem 2.082 downloads (até março de 2021).
2021
Pesquisa traça o perfil da dislexia no Brasil
O Instituto ABCD, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e com o apoio da Cisco e do Instituto IT Mídia, lança um relatório inédito: “Perfil do transtorno específico da aprendizagem no Brasil: custo para as famílias e impactos da pandemia de covid-19”.
Espaço Dislexia
Da mesma parceria, nasce o Espaço Dislexia, área do aplicativo EduEdu onde os usuários podem obter informações sobre esse transtorno específico da aprendizagem e realizar um teste rápido para a identificar possíveis sinais de dislexia em crianças.
Lei nº 14.254/2021
A primeira lei federal que garante o direito de pessoas com dislexia à educação é sancionada no dia 30 de novembro. O iABCD teve um papel importante desde o primeiro projeto de lei, apresentado ainda em 2008, com apoio técnico, mobilização política, articulação de parcerias e divulgação da causa.
Ame Sua Mente
Em parceria com o Instituto Ame Sua Mente, o iABCD apoia o movimento #juntospeloseducadores, chamando a atenção para a importância de cuidar da saúde mental dos educadores brasileiros.
Laboratório de Inovação – Fundação Lemann
A Prefeitura de Curvelo (MG) adere ao Programa Beta do Laboratório de Inovação da Fundação Lemann com o objetivo de potencializar a atividade escolar por meio de tecnologias pedagógicas digitais pedagógicas. Uma das ferramentas usadas pelas escolas municipais como parte do programa é o aplicativo EduEdu.
2022
1 milhão de alunos no EduEdu
O aplicativo EduEdu atinge a marca de 1 milhão de alunos cadastrados.
Formação EduEdu
É lançada a Formação EduEdu, curso on-line e gratuito para educadores entenderem como podem usar o aplicativo EduEdu em sala de aula.
Estratégias para Recomposição de Aprendizagens – Fundação Lemann e Instituto Natura
O aplicativo EduEdu é destaque no documento “Recomposição de Aprendizagens”, elaborado pela Fundação Lemann e pelo Instituto Natura, como uma das principais iniciativas para enfrentar os desafios da pandemia.
Ação no metrô
Na Semana da Dislexia, em setembro, o iABCD realiza uma ação com a ViaMobilidade no Metrô de São Paulo, informando e conscientizando a população sobre a importância do diagnóstico da dislexia no tempo certo.