Qual é a importância do diagnóstico de dislexia?

A avaliação da dislexia permite a elaboração de uma documentação detalhada das habilidades prejudicadas e também dos potenciais de cada indivíduo. No contexto escolar, é o documento formal que garante as acomodações e adaptações pedagógicas necessárias. O registro da avaliação permite que o especialista, a escola e a família planejem e acompanhem o processo interventivo e o desempenho do disléxico ao longo tempo, analisando se as recomendações propostas estão sendo suficientes para o desenvolvimento das habilidades de linguagem ou se é necessário rever o processo de acompanhamento especializado e/ou escolar.

No que se refere a políticas públicas, o registro do diagnóstico permite quantificar quantas pessoas sofrem com essa condição em nosso país. Desta forma, os gestores públicos podem planejar melhor o investimento de recursos nesta área, seja no diagnóstico, seja no ambiente escolar, seja em campanhas de conscientização.

Além disso, o diagnóstico permite ao disléxico entender a origem de sua dificuldade, o que normalmente auxilia em questões emocionais e na autoestima.

Did you find this FAQ helpful?
4
0