R. Francisco Leitão, 258, São Paulo - SP
Carrinho 0 items - R$0.00 0
Transtorno de Aprendizagem

Transtorno de Aprendizagem é um termo guarda-chuva usado para se referir a condições neurológicas que afetam a aprendizagem e o processamento de informações, como a dislexia e a discalculia. O termo é usado para descrever dificuldades específicas para adquirir habilidades acadêmicas básicas. O Transtorno de Aprendizagem é muitas vezes referido como Transtorno Específico da Aprendizagem (TEAp).

definição de dislexia e discalculia

Além disso, muitas vezes este guarda-chuva engloba outras condições que, apesar de não serem consideradas Transtornos de Aprendizagem, também impactam e atrapalham o processo de aprendizado. Listamos algumas abaixo:

Alterações no processamento auditivo

Transtornos da comunicação

Alterações das funções executivas

Dispraxia

Disgrafia

Deficiência intelectual

Questões emocionais, culturais e socioeconômicas.

Transtorno de Aprendizagem ou Dificuldade de Aprendizagem?

É importante diferenciar o transtorno de aprendizagem da dificuldade de aprendizagem.

A dificuldade de aprendizagem é uma condição passageira que acontece quando influências do mundo externo dificultam o processo de aprendizagem. Diversos fatores podem causar dificuldades de aprendizagem, como questões emocionais, problemas familiares, alimentação inadequada e um ambiente desfavorável.

O transtorno de aprendizagem é uma condição neurológica que afeta a aprendizagem e o processamento de informações. Diferente da dificuldade de aprendizagem, o transtorno de aprendizagem é permanente.