Cursos Presenciais
Oficinas
O iABCD acredita que é importante estar em permanente processo de inovação e continuamente investigando novos conhecimentos. Por isso, oferecemos oficinas sobre diferentes temas relacionados aos transtornos de aprendizagem. Com essa proposta, atendemos o nosso objetivo de promover e disseminar conhecimentos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia.

Essa oficina discutirá a importância da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura e da escrita, explicando o que é a consciência e como ela é desenvolvida, além de apresentar dicas e atividades práticas para estimular a consciência fonológica em crianças de 3 a 8 anos.
Público-alvo: professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental (1° a 3° ano), pais e cuidadores de crianças de 3 a 8 anos.
Cursos Presencias para Grupos
Atendendo a sua missão de oferecer acesso a informações e ferramentas para que pessoas com dislexia desenvolvam as competências acadêmicas, sociais e emocionais necessárias para prosperar na vida, o Instituto ABCD oferece encontros formativos para equipes que atuam na área dos transtornos específicos de aprendizagem.
Com esta proposta, buscamos levar o conhecimento que acumulamos ao longo de mais de dez anos de atuação a pessoas e instituições que se dedicam à causa da dislexia em diversas áreas de atuação.
Observações:
- A organização do evento será de inteira responsabilidade do contratante.
- O Instituto ABCD poderá não aceitar um convite de realização de palestra caso não haja disponibilidade de realizar o evento no local e data propostos.
- Os custos de transporte e hospedagem são por conta do contratante.

A palestra de meio período tem o objetivo de abordar os conceitos gerais da dislexia, a identificação de seus sinais e as abordagens recomendadas:
- Dislexia: definição, sinais e características, causa, identificação, diagnóstico e abordagem na esfera terapêutica, educacional e familiar.
- Panorama da dislexia no Brasil.

A palestra de período integral tem o objetivo de abordar os conceitos gerais da dislexia (identificação dos sinais, características e abordagens recomendadas) e apresentar exemplos de atividades práticas que podem ser utilizadas pelos pais, para estimular os filhos em casa, e por professores, em sala de aula. Além disso, falaremos sobre como a sociedade pode contribuir para essa causa.
- Dislexia: definição, sinais e características, causa, identificação, diagnóstico e abordagem na esfera terapêutica, educacional e familiar.
- Panorama da dislexia no Brasil.
- Dislexia na prática para pais, educadores e defensores da causa.
Público atendido:

Redes Municipais e estaduais de educação e saúde

Pais e familiares

Instituições de Ensino Superior (graduação e pós-graduação)

Escolas públicas e privadas da educação básica

Instituições que atuem nas áreas de saúde e educação

Educadores