Todos os Projetos

PROGRAMA TODOS APRENDEM

Como o aluno aprende? Por que ele não aprende? Como identificar suas dificuldades? Como auxiliar em sua aprendizagem? Dúvidas como estas são comuns entre os educadores e professores, por isso, criamos o Programa Todos Aprendem, um curso para formação inicial e continuada de professores e educadores.

Baseado em evidências científicas, o curso permite que os educadores saibam identificar os alunos que apresentam sinais sugestivos de dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem (disortografia, dislexia, discalculia), além de trabalhar com estratégias mais dirigidas às necessidades destes alunos. O resultado é uma melhor experiência de aprendizagem para todos os alunos.

O Todos Aprendem é destinado a educadores dos anos iniciais de Escolas Públicas, Gestores Escolares e Técnicos da Secretaria de Educação que oferece conscientização e metodologia para o ensino na diversidade, com o intuito de:

  • identificar os alunos com risco para transtornos funcionais de aprendizagem (dislexia, discalculia e disortografia);
  • aplicar estratégias pedagógicas individualizadas para os alunos identificados;
  • registrar e acompanhar o desempenho do aluno frente às intervenções recomendadas.

O curso pode ser ministrado em duas modalidades: presencial ou à distância (EaD). O processo seletivo para ambas as modalidades é feito via Secretaria de Educação. Entre em contato com os gestores públicos do seu município ou estado para saber da disponibilidade do curso em sua região.

 

CENTROS DE REFERÊNCIA

Os Centros de Referência são instituições ligadas a universidades públicas e privadas que se dedicam ao estudo e à assistência de crianças, jovens e adultos com dislexia e outros transtornos específicos de aprendizagem.

O Instituto ABCD estabelece uma parceria técnico-científica com os Centros de Referência e apoia projetos relevantes para promover a valorização e o intercâmbio de conhecimento.

O grupo de Centros de Referência é composto pelas seguintes organizações:

  • UFRJ – Projeto ELO
  • UFRN – Projeto LEIA
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • CIAPRE – Centro de Investigação da Atenção e Aprendizagem
  • CPN/NANI – Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil
  • FMUSP – Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Leitura e Escrita (LIFLE)

PROJETO TODOS ENTENDEM

Cartilha

A Cartilha Todos Entendem foi elaborada pelo Instituto ABCD para informar e apoiar familiares de crianças e adultos com dislexia ou outros transtornos específicos de aprendizagem.

Disponível para download gratuitamente, a cartilha reúne informações úteis para identificar sinais precoces da dislexia, ensina como lidar com as dificuldades e traz dicas práticas e sugestões de como contribuir para que a aprendizagem seja otimizada.

É um guia essencial para pais de crianças em idade escolar, disponível para download gratuito!

 

Palestras em escolas

O ciclo de Palestras em Escolas também faz parte do Projeto Todos Entendem e foi criado para promover o diálogo sobre dislexia e transtornos específicos de aprendizagem entre a escola e a família. Através de encontros presenciais e/ou virtuais, o Instituto ABCD disponibiliza informação qualificada para todos os que convivem com os diversos tipos de transtornos, ajuda os disléxicos a enfrentar suas dificuldades cotidianas, sejam elas acadêmicas ou emocionais, e promove melhores condições para eles em casa e na escola.

Um ciclo é formado por três módulos de discussão, que abordam temáticas de interesse familiar sobre os problemas de aprendizagem, orientações gerais e informações detalhadas sobre a complexidade da aprendizagem humana. Os módulos podem ser adquiridos juntos ou separadamente e os encontros devem ter até 150 participantes, permitindo uma maior e melhor interação entre os presentes.

 

SEMANA DA DISLEXIA

A Semana da Dislexia é uma iniciativa do Instituto ABCD e da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), em parceria com outras associações correlatas, que promove atividades e ações para discussão e difusão do tema dislexia e transtornos específicos de aprendizagem em todo o Brasil.

O evento é inspirado na Dyslexia Awareness Week, da British Dyslexia Association (BDA) que ocorre no mês outubro na Inglaterra, mesmo período em que acontece aqui no Brasil, e envolve uma grande rede de parceiros e iniciativas na realização de palestras, oficinas e premiações para ampliar a discussão social sobre dislexia, reduzir o preconceito e disseminar conhecimento de qualidade sobre os transtornos específicos de aprendizagem.

 

MAPA DA DISLEXIA

O Mapa da Dislexia é uma rede social para integração de pessoas com dislexia e outros transtornos específicos de aprendizagem (TEAp). Qualquer um pode participar, basta se cadastrar, oferecer informações pessoais e se localizar no mapa online.

Por meio da rede social é possível contatar e trocar informações e experiências com outras pessoas com dislexia e seus familiares, além de encontrar profissionais da área de educação e saúde, pesquisadores, instituições e apoiadores da causa dos transtornos de aprendizagem.

 

REDES SOCIAIS

Acompanhe nossas redes sociais para manter-se informado sobre dislexia e receber novidades sobre nossos projetos e ações.