QUEM SOMOS

sobre o Instituto ABCD

RESPEITAMOS A NEURODIVERSIDADE EM SALA DE AULA

O Instituto ABCD é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que se dedica, desde 2009, a gerar, promover e disseminar projetos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia e outros transtornos específicos de aprendizagem.

Atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores, universidades e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais capazes de promover a neurodiversidade nas salas de aula de todo o Brasil, enfatizando a complexidade da aprendizagem humana e o respeito à diversidade.

Acreditamos que a abordagem escolar do aluno com transtorno de aprendizagem deve ser preventiva, individualizada, multissensorial e sequencial. Não podemos penalizar um indivíduo por possuir uma forma de aprender que não corresponde às expectativas da escola ou da sociedade, sem colocar na balança fatores neurobiológicos, estado de saúde física e mental, perfil cognitivo, exposição a estímulos sensoriais e linguísticos, motivação para aprender, vínculo com o professor, entre muitos outros.

Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação. Todo o conhecimento produzido é compartilhado principalmente com educadores por meio de ações de formação e difusão de informação.

VISÃO

Ser uma organização que contribui para uma sociedade mais justa e inclusiva, por meio da busca e criação, sistematização e disseminação de conhecimentos sobre os transtornos de aprendizagem, especialmente a dislexia.

MISSÃO

Por meio da mobilização de redes, formação de profissionais da educação e saúde, e disseminação de conhecimento acerca dos transtornos de aprendizagem, contribuir para que brasileiros com esta condição e seus familiares tenham acesso a serviços apropriados para se desenvolver e aprender, participando de forma ativa da sociedade.

Quer ajudar?

Junte-se à causa!