O Projeto pela Primeira Infância (PPI) propõe um conjunto de ações para ampliação do conhecimento dos profissionais de educação infantil sobre o desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e comportamental das crianças de zero a 6 anos no Brasil.

O PPI reúne conhecimentos da neurociência, da educação e da saúde em publicações e formações presenciais ricas em conteúdo sobre a aprendizagem humana ao longo de suas fases de desenvolvimento. Promove também a disseminação desse conhecimento consolidado e oferece estímulos para a troca de experiências entre os profissionais da rede da primeira infância (educação e saúde).

Com tais ações, o PPI espera contribuir para a criação e implementação de práticas integradas, baseadas em evidências científicas em educação e saúde, visando a promover um desenvolvimento pleno e saudável para o maior número possível de crianças brasileiras.

Criado em 2012 pelos pesquisadores Mônica C. Miranda e Orlando F. A. Bueno e sua equipe, o projeto era inicialmente intitulado “Desenvolvimento de um Programa de Formação em Desenvolvimento Cognitivo para Profissionais da Educação Infantil: o modelo de Resposta à Intervenção”.

Em 2015, novos parceiros integraram o projeto, entre eles o Instituto ABCD, sob a coordenação de Carolina Toledo Piza, e o Núcleo de Investigação em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância (NINAPI), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sob a coordenação da professora Pompéia Villachan-Lyra. Também se juntaram ao projeto as pesquisadoras Emmanuelle Chaves e Sílvia Maciel, com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). Em 2016, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) passou a integrar o projeto, com a participação das professoras Izabel A. Hazin Pires e Ana Manhani C. Assenço.

A formação presencial do PPI é composta por dez ciclos de debates teóricos, intitulados “Formação continuada em Desenvolvimento Cognitivo, com base nas neurociências, para profissionais da Educação Infantil”. As formações já foram realizadas na cidade de São Paulo (SP), Pirassununga (SP), Recife (PE) e Macaíba (RN), formando mais de 570 profissionais da rede de ensino infantil e impactando indiretamente mais de 14 mil alunos do ensino infantil da rede pública.

Os ciclos de debate são acompanhados de materiais complementares, como a cartilha “Entendendo o Desenvolvimento Infantil”, disponibilizada a seguir para download gratuito.

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