Pais

CONVIVER COM A DISLEXIA EXIGE AÇÕES SIMPLES E INTEGRADAS

Tanto a dislexia quanto qualquer outro transtorno específico de aprendizagem têm impacto negativo na vida de crianças, jovens e adultos, e isso reflete também em suas famílias. Assim, quanto mais precoce for a intervenção, melhores são os resultados alcançados.

Lembre-se também que não existe uma “receita de bolo” para o tratamento. Uma abordagem eficiente requer a integração de ações na família, na escola e de especialistas da área de saúde.

Ao contrário do senso comum, não existem medicamentos para o tratamento de transtornos específicos de aprendizagem. O que pode ocorrer em alguns casos é que, após a avaliação da equipe médica, se prescreve tratamento medicamentoso para condições que estão frequentemente associadas aos transtornos específicos de aprendizagem, como por exemplo, o TDH/A e os transtornos psicoafetivos.

 COMO A FAMÍLIA PODE APOIAR O DISLÉXICO?

 

  • A criança ou jovem com transtornos de aprendizagem precisa de apoio incondicional e suporte para enfrentar e superar as barreiras que lhe são impostas cotidianamente. Não encare como preguiça ou corpo mole;
  • Providenciar diagnóstico multidisciplinar;
  • Escolher uma escola ou instituição de ensino que esteja disposta a realizar as adaptações acadêmicas de acordo com o grau de dificuldade do disléxico e a trabalhar em parceria com a família e com os profissionais da área da saúde;
  • Ressaltar os acertos e não enfatizar os erros;
  • Incentivar seu filho a realizar atividades que ele gosta de fazer e faz bem-feito;
  • Incentivar a descoberta do prazer que a leitura de um livro proporciona;
  • Frequentar livrarias para que o disléxico tenha contato com livros;
  • Ler histórias que estejam ao nível da compreensão da criança disléxica;
  • Brincar de rimas ou jogos com palavras.

 

 

MATERIAIS PARA PAIS E RESPONSÁVEIS

O desafio de educar:  Lidando com os problemas na aprendizagem e no comportamento.  

Como formar um Grupo de Pais em sua Cidade – Guia Orientador.  

Cartilha da Inclusão – Inclusão Baseada em Evidências Científicas, disponível para download gratuito pelo site da Comunidade e das 17 associações e grupos de estudo que deram sua chancela ao documento. Clique aqui para download.

Sugestão de filme: Como Estrelas na Terra. O filme conta a história de uma criança com dislexia, apresentando o impacto desta condição na vida escolar, emocional e social, além da possibilidade de superação dessas dificuldades a partir do olhar sensível de um professor.  Clique aqui para assistir no Youtube.

Dica de leitura: Guia para Escolas e Universidades – com sugestões a serem adotadas nos diferentes níveis de ensino. Você conhece os direitos dos alunos com dislexia no Ensino Fundamental, Médio e na Universidade? Sabe quais são as adaptações possíveis de serem feitas para facilitar a vida dos estudantes com transtornos de aprendizagem? Para esclarecer esses e outros pontos, o Instituto ABCD elaborou este guia orientador. 

Sugestão de leitura: Todos Entendem – publicação, elaborada pelo Instituto ABCD, onde encontrará informações úteis sobre como identificar alguns sinais da Dislexia e outros Transtornos Específicos de Aprendizagem precocemente, como lidar com as dificuldades, além de dicas e sugestões de como contribuir para que a aprendizagem seja otimizada.

Vídeo: A Importância da Família nos Transtornos de Aprendizagem.

Sugestão de leitura & atividade: Lê no ninho, Bebelê – é um programa que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de seis meses a quatro anos. Para isso, ele conta com um ingrediente-chave: o lúdico e o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores.

 

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Saúde • Educação • Família e Sociedade • Leis e Dados

Quer ajudar?

Junte-se a causa!