DIAGNÓSTICO

Avaliação e acompanhamento

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A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DOS TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM.

Um diagnóstico cuidadoso dos transtornos específicos de aprendizagem é o ponto de partida para garantir que a criança e sua família tenham acesso aos acompanhamentos mais adequados e eficientes.  Ele permite que a criança/jovem/adulto e sua família tenham um entendimento mais preciso da natureza das dificuldades e habilidades que apresentam, podendo assim, buscar soluções mais eficientes para se superar.

Este processo também tem um papel essencial  de discriminar quadros que parecem, mas não necessariamente caracterizam um transtorno específico de aprendizagem. Estes são os chamados diagnósticos diferenciais, (ou confundidores) que precisam ser esclarecidos, afinal o não aprender pode decorrer de inúmeros fatores.

A ausência de um diagnóstico ou ainda, um diagnóstico equivocado pode causar desgaste emocional e financeiro a toda a família, além de desviar pais e educadores da busca por soluções mais adequadas para o desenvolvimento do indivíduo. 

O diagnóstico multidisciplinar dos transtornos de aprendizagem permite uma melhor definição do perfil cognitivo do individuo, bem como a identificação precisa do seu estilo de aprendizagem, tipo e gravidade das dificuldades que o impactam. Como consequência, torna mais eficaz o acompanhamento escolar e o tratamento realizado por especialistas da saúde.

POR QUE O DIAGNÓSTICO MULTIDISCIPLINAR?

 

O diagnóstico multidisciplinar dos transtornos específicos de aprendizagem é realizado por uma equipe composta por profissionais de diversas especialidades. Recomenda-se que a equipe seja constituída por, no mínimo, um psicólogo (ou neuropsicólogo), um fonoaudiólogo, um psicopedagogo e um médico neurologista. Com essa equipe atuando de forma integrada é possível investigar com mais precisão os diferentes aspectos envolvidos no processo de aprendizagem.

É de grande importância que a equipe interdisciplinar se reúna e compartilhe os resultados de suas avaliações especializadas para que possa ser fechado um diagnóstico representativo das áreas investigadas. Isso é diferente de realizar diversas avaliações, sem troca de informações entre os profissionais. Neste último caso, podemos ter avaliações parciais, que não representam o conjunto das dificuldades de aprendizagem daquela determinada criança.

O papel da família e da escola é extremamente importante, pois eles podem fornecer informações complementares cruciais para que o quadro seja bem definido durante a avaliação.

A equipe que realizar o diagnóstico deve, ao final do processo, apresentar à família um relatório com as informações relevantes obtidas ao longo da avaliação e as orientações gerais para acompanhamento, quando necessário. Também deve ser oferecida à escola um relatório da avaliação, contemplando sugestões de estratégias de ensino que melhor atendam às dificuldades do indivíduo, ressaltando os pontos positivos observados, que podem ser explorados (ou potencializados) durante o processo ensino-aprendizagem.

ONDE REALIZAR A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA MULTIDISCIPLINAR?

O Instituto ABCD não realiza atendimentos nem avaliações clínicas. Dentre nossos objetivos,  destacam-se os programas para a formação e atualização de profissionais da educação e saúde, visando a construção de uma rede de apoio à pessoa com transtorno específico de aprendizagem.Para realizar a avaliação diagnóstica multidisciplinar, contamos com os parceiros das instituições que integram nosso Programa Centros de Referência, Núcleos Parceiros, bem como Núcleos de Apoio independentes.

Caso haja interesse em realizar uma  avaliação diagnóstica multidisciplinar é necessário contatar diretamente estes centros  para obter informações sobre a disponibilidade de horário, listas de espera, etc.

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PERGUNTAS E RESPOSTAS

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